Revisão da vida toda é a tese revisional julgada procedente pelo Judiciário no final do ano de 2019, e que aguarda julgamento do STF, no Plenário Presencial, e que engloba todos os segurados que começaram a contribuir para a Previdência Social antes de julho de 1994.
Principalmente os que possuíam salários de contribuição de valor elevado, antes desta data.
Bem simplificado, a Revisão da Vida Toda nada mais é, do que o recálculo do benefício previdenciário, computando todo período contributivo do segurado, anulando o limite a julho de 1994.
Quem já não ouviu alguém dizer:
Contribui por muitos anos com o INSS, e agora recebo apenas um salário mínimo de aposentadoria!
Ou você mesmo está nesta situação.
Ocorre que, a regra geral da Previdência Social, para fins de aposentadoria, apenas são levadas em conta as contribuições realizadas a partir da implementação do Plano Real, em 1994.
Acontece que, considerando essa determinação, os segurados que haviam feito contribuições para o INSS antes da data determinada tiveram essas contribuições desconsideradas, o que acabou gerando prejuízos, uma vez que reduziu o valor da aposentadoria.
Com a Revisão da Vida Toda, o segurado poderá ter seu benefício recalculado e sua renda mensal aumentada consideravelmente.
Mas cuidado!!!
Nem todos os segurados têm direito a esta revisão.
Essa revisão engloba os segurados que possuem contribuições à Previdência Social anteriores a julho de 1994, de preferência com altos valores, e que tiveram a aposentadoria concedida depois do dia 29 de novembro de 1999.
Por isso, é muito importante realizar o cálculo da revisão para que sua renda mensal não diminua, ao invés de aumentar.
Por enquanto a Revisão da Vida Toda está com seus processos aguardando julgamento, porém, após acertada decisão do STF, em 09/06/2022, (saiba mais) que impactou o futuro da Revisão, é viável, já requerer a sua Revisão da Vida Toda,
E se você recebe benefício de pensão por morte, e a pessoa que morreu se encaixa nos requisitos da Revisão da Vida Toda, é possível fazer o recalculo e melhorar sua renda mensal.
Não abra mão do seu direito!!
Consulte sempre um advogado especializado em Direito Previdenciário.
Assista o vídeo deste conteúdo: